Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes é Mestre e Doutor em urologia e atua hoje como cirurgião geral em prostatectomia robótica. O médico explica que a prostatectomia robótica é uma cirurgia minimamente invasiva onde robôs auxiliam no procedimento junto com o profissional especialista. O método envolve uma alta tecnologia, sendo considerada uma das técnicas mais avançadas e precisas contra o câncer de próstata.
Um dos grandes benefícios que a cirurgia robótica oferece ao comparar com a normal “aberta” é o pós operatório, com menor tempo de internação, recuperação mais rápida e retorno das atividades cotidianas em menor tempo. No entanto, todo cuidado é necessário para que o procedimento tenha sucesso. Por isso, a atenção depois da cirurgia é fundamental para evitar complicações.
O Doutor Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes diz que o melhor caminho inicialmente é já ter um planejamento de recuperação com o médico para que após a cirurgia a recuperação seja mais confortável. Então, terminada a prostatectomia radical robótica, o paciente fica com uma sonda no canal da urina para evitar o acúmulo de líquidos no abdômen, facilitando a identificação precoce de possíveis complicações.
Geralmente, a recuperação leva de 3 a 6 dias, a depender da idade e sempre seguindo as orientações médicas, além de fazer exercícios propostos para que o controle sobre a urina retorne o mais cedo possível. Já a recuperação da ereção pode demorar um pouco mais: até 2 anos. O tempo vai depender de muitas variáveis, então converse com seu médico.
Portanto, o repouso absoluto nos primeiros dias é fundamental para que tudo ocorra bem. Então, o Doutor Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes aconselha o afastamento do trabalho e de atividades cotidianas nesse período, voltando gradualmente. O pós operatório é, sem dúvida, o momento crucial para que tudo volte a ser como antes.