É muito difícil encontrar alguém que nunca ouviu falar do ilustre Jorge Amado. A popularidade do escritor cresceu ainda mais quando grande parte do seu acervo deu vida às novelas mais conhecidas de todos os tempos. O empresário Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui trouxe algumas sugestões de obras do autor para quem nunca leu e deseja conhecer ou para quem busca conhecer mais a fundo. Confira:
Capitães da Areia
Esse é o título mais conhecido de Jorge Amado e também o mais vendido, com mais de 5 milhões de cópias espalhadas nas estantes de todo o mundo. No livro, Amado retrata a vida de um grupo de meninos que vivia nas ruas de Salvador, na Bahia. “Capitães da Areia” lançado em 1937 causou um imenso impacto na época, chegando até mesmo a ser queimado em praça pública.
A morte e a morte de Quincas Berro D’Água
O segundo livro mais vendido do autor vai contar a história de um homem que morreu três vezes, comenta Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui. A história do funcionário público que abandona a vida regrada para se dedicar totalmente à boemia, arranca profundas risadas com suas poucas páginas. Até mesmo o episódio que deu ao Joaquim Soares da Cunha o nome de Quincas Berro D’Água é hilário.
Gabriela cravo e canela
Um clássico da literatura e da dramaturgia, “Gabriela cravo e canela” está entre os livros mais conhecidos do autor e uma das novelas que mais fez história na televisão brasileira e mundial. Aqui Jorge Amado conta a história de Gabriela, uma retirante que em busca de uma vida melhor encontra trabalho de cozinheira na casa de Nacib, com quem vive uma história conturbada de amor.
Tieta do Agreste
A obra sempre se manteve na lista dos livros mais vendidos do autor, aponta Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui. Também ganhou excelentes adaptações tanto para o cinema como para a televisão. Tieta era uma pastora de cabras em Santana do Agreste, interior da Bahia, quando seu pai a expulsa de casa e ela retorna anos depois com influência na política e ajudando toda a cidade, porém com um segredo obscuro.
Dona Flor e seus dois maridos
Um dos romances mais conhecidos de Jorge Amado, foi levado às telinhas do cinema por duas vezes em épocas bem diferentes e as duas vezes foi muito aclamado e teve sucesso de bilheterias. Uma história engraçada de uma mulher que tem duas relações: uma com um homem vivo e uma com o fantasma de um homem que já morreu. Esperamos que aproveite as dicas de leitura de Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui e se divirta.