O urologista Dr. Antonio Quesada Ribeiro Fortes nos revela hoje que, não é apenas a infecção de urina que pode afetar a vida das pessoas, existem outros problemas do trato urinário que devemos nos atentar, visando por tratá-los assim que identificados, evitando complicações futuras.
O Dr. Antonio Quesada Ribeiro Fortes nos apresenta 5 desses problemas, veja:
- Insuficiência renal
Caracterizada pela dificuldade do rim para filtrar o sangue corretamente e eliminar as substâncias nocivas, à insuficiência renal resultando no aumento da pressão arterial e acidose sanguínea, causando sintomas como falta de ar, palpitações, desorientação e etc.
Logo que identificado o problema, é possível tratá-lo com remédios prescritos pelo urologista e com mudanças nos hábitos alimentares.
- Doença renal crônica.
Conhecida também por “DRC”, Dr. Antonio Quesada Ribeiro Fortes conta que se dá pela perda progressiva das funções dos rins. Geralmente identificada quando o quadro já é elevado.
O quadro, segundo Dr. Antonio Quesada Ribeiro Fortes, é mais comum e frequente em pessoas com a idade avançada, hipertensas, diabéticas ou com casos na família. Pode apresentar inchaço nos pés, fraqueza, urina com espuma, coceira no corpo, perda de apetite e cãibras.
O uso de medicamentos prescritos pelo urologista e hemodiálise podem ajudar, além de mudanças na dieta.
- Cálculos renais.
Popularmente chamados de pedras nos rins, surgem de formas repentinas e muitas vezes são eliminados através da urina, porém, pode também, ficar presa na uretra. O Dr. Antonio Quesada Ribeiro Fortes conta que o quadro traz muita dor, sangue na urina e dificuldade para se movimentar. O problema pode ser causado por conta dos hábitos alimentares ruins.
O tratamento segundo o Dr. Antonio Quesada Ribeiro Fortes varia com a intensidade do problema e sintomas. Em casos mais sérios é necessário a realização de uma pequena cirurgia, e em mais leves, apenas alguns medicamentos que ajudem a facilitar a eliminação das pedras.
- Câncer
O Dr. Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que alguns tipos de câncer podem afetar o sistema urinário, como por exemplo o câncer de bexiga e rins. Os sintomas, de forma geral, se dão por perda de apetite, dor e queimação ao urinar, presença de sangue na urina, cansaço excessivo e perda de peso. Em alguns casos, o Dr. Antonio Quesada Ribeiro Fortes conta que pode ser necessária cirurgia para a remoção do tumor, assim como tratamento a longo prazo.