Uma das causas que mais chamam a atenção para atos filantrópicos são as causas sociais que lutam pelo acesso à saúde. Os filantropos Wemerson e Ana Lúcia Paneguini acreditam que devido a falta de acesso por grande parte da população a tratamentos caros e a impossibilidade de esperar em longas filas de espera por atendimento, é de extrema importância que instituições de saúde filantrópicas existam.
Essas instituições de saúde podem ser hospitais, clínicas, casas de saúde e os mais diversos espaços que existem com a finalidade de fornecer um serviço de saúde de qualidade para as pessoas que mais precisam. Especialmente em casos de doenças raras em que o acesso ao tratamento é dificultado. Para saber mais sobre alguns dos maiores hospitais filantrópicos no Brasil e sua importância, continue lendo o artigo!
O que caracteriza um hospital filantrópico?
De acordo com o que acredita Wemerson e Ana Lúcia Paneguini, os hospitais filantrópicos são muito importantes para a sociedade e são caracterizados por serem instituições de iniciativa privada que não possuem fins lucrativos. Ou seja, que dependem do financiamento de entidades governamentais e outros colaboradores filantrópicos. Dessa forma, os hospitais filantrópicos dependem de ações generosas de um parcela social.
Quantas instituições de saúde filantrópicas existem no país?
No Brasil, são inúmeras as instituições de saúde filantrópicas. Atualmente o número passa dos 2.000. Uma das mais conhecidas são as Santas Casas, que estão distribuídas por todo o país. Essas instituições são muito importantes para que o acesso à saúde seja mais plural e atenda as necessidades do sistema de saúde que a sociedade não supre, acreditam Wemerson e Ana Lúcia Paneguini. Conheça alguns desses hospitais filantrópicos:
- Hospital Infantil Grendacc – Grupo em Defesa da Criança com Câncer;
- Hospital Santa Marcelina;
- Santas Casas;
- Hospital Cruz Azul.
Hospitais filantrópicos vs. hospitais públicos
Uma pergunta que muitas pessoas podem ter é se os hospitais filantrópicos são considerados, também, hospitais públicos. De acordo com Wemerson Paneguini, os hospitais filantrópicos não são públicos por serem instituições privadas com a característica de não possuírem fins lucrativos. Apesar disso, esses hospitais são responsáveis por atender cerca de 60% dos casos do SUS.
Importância dos hospitais filantrópicos
Para a manutenção e bom funcionamento do sistema de saúde público do país, os hospitais filantrópicos são de extrema importância, acredita Ana Lúcia Lopes Paneguini. Isso pois eles são responsáveis por suprir as necessidades que o Sistema Único de Saúde ainda não consegue suprir devido a alta demanda de atendimento e a necessidade de atender pacientes com casos de doenças raras e de tratamento de alto custo.
Ações do Ministério da Saúde sobre os hospitais filantrópicos
Apesar dos hospitais filantrópicos serem fruto da iniciativa privada e não serem hospitais públicos, o Ministério da Saúde age de forma próxima a essas instituições. Para que um hospital seja considerado filantrópico é importante que ele carregue o certificado das Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área da Saúde. Esse certificado deve ser renovado sempre que expirar sua validade.
Wemerson e Ana Lúcia Paneguini acreditam que toda a sociedade deve conhecer mais sobre os hospitais filantrópicos e sua importante atuação em busca de minimizar a falta de acesso aos melhores tratamentos que grande parte da população possui. Além disso, os filantropos Wemerson e Ana Lúcia Paneguini incentivam ações filantrópicas e o voluntariado nessas instituições.