Você está em dúvida sobre o mercado para médicos anestesiologistas? Essa pode ser uma das áreas da medicina mais rentáveis, acredita o doutor José Admirço Lima Filho. Se você está em dúvida sobre qual especialidade médica seguir ou já é um médico anestesista em busca de se destacar no mercado, esse artigo traz dicas que todos os profissionais da área devem seguir. Continue lendo!
Carreira como anestesiologista
Uma das especialidades médicas é na área de anestesia. Um anestesiologista é um médico responsável por trabalhar com tecnologia de ponta e que está em constante processo de estudo de novas técnicas e ferramentas. O doutor José Admirço Lima Filho entende que é preciso que esses profissionais tenham afinidade com procedimentos invasivos, como as cirurgias e tenham olhar atencioso para o pré, per e pós-operatório.
Áreas de atuação do médico anestesista
Muitas pessoas acreditam que a atuação do médico anestesiologista seja apenas durante grandes procedimentos cirúrgicos. Porém, os profissionais da área podem atuar muito além dos centros cirúrgicos, acredita o Dr. José Admirço Lima Filho. Ambulatórios, clínicas, área de medicina intensiva, emergências, cuidados paliativos e até mesmo na gestão hospitalar, todos estes são ambientes em que pede um anestesiologista.
Como se tornar anestesiologista?
Para que uma pessoa se torne um anestesiologista, é preciso que após a conclusão da faculdade no curso de Medicina, o profissional inicie o processo de residência médica na área para que se torne um especialista ao lado de profissionais e professores gabaritados nesse campo de atuação. Outro meio é obter o título através da aprovação da prova de títulos da Sociedade Brasileira de Anestesiologia.
Como se destacar no mercado
O doutor José Admirço Lima Filho comenta que um dos principais destaques que um médico anestesista deve possuir para ter sucesso na carreira é conhecer a ação dos fármacos em cada caso e quais procedimentos são precisos para cada paciente. Ou seja, além de gabaritar sobre o assunto, é importante compreender a fundo sobre cada paciente.
Outro ponto importante de destaque é que esses profissionais saibam atuar de forma exemplar em situações em que estão sob pressão. Isso se deve ao fato de que para estar em um centro cirúrgico, ambulatório ou emergência, o profissional deve ser capaz de agir em situações em que o quadro do paciente é grave.
Por fim, é importante ressaltar que para todo bom profissional é imprescindível que haja muito estudo, transparência e dedicação por trás do trabalho realizado. Além disso, o doutor José Admirço Lima Filho explica que para se destacar na área é importante que o profissional seja atento, prestativo e que se atenha para as características específicas de cada paciente atendido!