Situada na cidade do Porto, a Plaster Healthcare Products & Solutions, empresa que fabrica equipamentos de proteção individual, veio para o mercado com a missão de fornecer produtos de qualidade para o combate do coronavírus e outras doenças que possam surgir. Então, dentre muitos produtos, criou a máscara lavável, por isso, neste artigo iremos mostrar como reutilizar máscaras cirúrgicas da maneira correta.
O acessório de proteção se tornou um dos principais símbolos da pandemia. Antes era utilizada com uso exclusivo de profissionais da saúde e áreas relacionadas, no entanto, essa realidade mudou. Porém, mesmo que a máscara já esteja no rosto da população todos os dias, muitas pessoas ainda não sabem como utilizá-las em ocasiões específicas ou se podem ser reutilizadas.
As máscaras reutilizáveis da Plaster Healthcare Products & Solutions são produzidas industrialmente, com materiais específicos que filtram até as menores partículas e apresenta uma adequação melhor ao rosto. Outro modelo, também reutilizável, é o para uso de profissionais que mantêm contato frequente com pacientes doentes.
A grande diferença entre o produto da empresa portuguesa das demais é que, geralmente, não é recomendado a lavagem de máscaras cirúrgicas, somente aquelas feitas à base de TNT, pois ao lavar, a capacidade de filtração é comprometida. Mas a máscara reutilizável da Plaster Healthcare Products & Solutions é feita para ter até 25 lavagens.
Para outros tipos de máscara não pode de maneira alguma lavar com água e sabão e álcool, justamente para não comprometer a proteção. Então, para que as máscaras cirúrgicas sejam reutilizadas o melhor método é deixar elas “descansando”, em um local arejado e se possível com mais contato solar, mas nunca diretamente.