Para o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, sentir-se bem durante o parto é importante porque pode ajudar a reduzir a dor e o estresse, melhorar a experiência do parto e até mesmo acelerar a recuperação pós-parto. Inclusive, quando a mãe se sente bem, o bebê também pode se sentir mais calmo e tranquilo. Por isso, a maioria das gestantes vem escolhendo o processo de parto humanizado, para que tenham uma tranquilidade maior.
Ainda assim, algumas pessoas podem não gostar do parto humanizado por preocupações com a segurança do bebê ou da mãe durante o parto, por preferirem métodos mais tradicionais e médicos, ou, por causa do motivo mais comum que é: não conhecer totalmente o processo de parto humanizado. E foi pensando em contribuir com essas pessoas que decidimos explicar um pouco sobre o processo, as etapas e os benefícios do parto humanizado. Logo, se esse assunto é do seu interesse, e você quer conhecer uma excelente possibilidade para dar a luz, vale a pena ler o texto até o final.
O que é parto humanizado
Conforme explica o diretor da Clínica Médica Dr. Orcione Júnior, Orcione Guimarães Júnior, o parto humanizado é um tipo de parto que busca respeitar o ritmo e as escolhas da mulher em relação ao nascimento do seu filho. Ele prioriza o uso de métodos naturais para alívio da dor, a presença de acompanhante de escolha da mulher durante todo o processo e o contato pele a pele entre mãe e bebê logo após o nascimento.
Processo do parto humanizado
Mas você sabe como funciona o processo do parto humanizado? Resumidamente, esse é um processo que busca respeitar as escolhas e necessidades da gestante, além de proporcionar um ambiente acolhedor e seguro para o nascimento do bebê. Geralmente, envolve o uso de técnicas naturais de alívio da dor e a presença de acompanhantes escolhidos pela mãe. É importante ressaltar que cada parto é único e pode ser imprevisível, mas o objetivo do parto humanizado é garantir que a mãe e o bebê passem por essa experiência da forma mais tranquila e positiva possível.
Benefícios do parto humanizado
E se você está se perguntando se esse processo traz benefícios, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior comenta que o parto humanizado pode trazer diversos benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê, como por exemplo:
- Menor necessidade de intervenções médicas;
- Menor tempo de internação hospitalar;
- Maior sensação de controle e participação da mãe no processo;
- Redução do estresse e da dor, entre outros.
Além disso, o parto humanizado valoriza a individualidade e a autonomia da mulher, respeitando suas escolhas e preferências durante o parto, e como bem sabemos, é fundamental que a mãe tenha acesso a cuidados e suporte adequados para promover uma experiência de parto positiva e saudável.
Bom, como acabamos de ver, o parto humanizado pode ser uma opção mais tranquila e respeitosa para algumas mulheres, pois prioriza o conforto e o bem-estar da mãe e do bebê durante todo o processo. No entanto, cada parto é único e imprevisível, e é importante conversar com um profissional de saúde para entender as opções disponíveis e escolher a que melhor se adequa às suas necessidades.
Felizmente, existem ótimos experts no assunto que poderão te auxiliar em qualquer dúvida mais específica que você tenha. O Orcione Guimarães Júnior, por exemplo, é uma excelente opção para contatar e questionar alguns pontos específicos sobre o tema. Para isso, você só precisa entrar em contato através dos sites e pedir por maiores informações:
- Site: www.clinicadrorcione.com
- Instagram: @drorcionejunior
- Whatsapp: wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1