A medicina é um campo de estudo e atuação muito abrangente, possui inúmeras especializações da forma mais minuciosa possível, afirma o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, tudo para promover a ciência e a longevidade da população, bem como tratamento de doenças, entre outras benécias à sociedade.
Nesse sentido, o urologista está imbuído de cuidar do trato urinário de homens e mulheres, bem como do sistema reprodutor masculino. Dessa forma, o urologista cuida de órgãos como os rins, a bexiga, o penis, a uretra, a glândula prostática, entre outros.
Recomenda-se a ida ao urologista por parte dos homens pelo menos uma vez ao ano para a realização de consultas, exames e acompanhamento adequado, enfatiza o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, mestre e doutor em urologia pela Universidade de São Paulo.
O médico urologista trata de diferentes distúrbios, como impotência sexual, ejaculação precoce, infertilidade, bem como alterações e disfunções nos rins, incontinência e infecções urinárias, dentre outros problemas.
Dessa forma, notado algum distúrbio ou problema, é necessário marcar uma consulta com o urologista. Empecilhos como: dificuldade para urinar (que foge da normalidade), dor ao praticar relações sexuais ou ate dor nos rins, indica-se procurar um urologista com urgência, avulta o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, co-autor de Urologia Minimamente Invasiva.
Como dito, dores no geral são indicativos e sinais de problemas maiores, além disso, qualquer disfunção anormal no trato urinário merecem a devida atenção, bem como disfunções no que tange a vida sexual, como desconforto e diminuição da libido, impotencia secual, ejaculação precoce, entre outras adversidades.