O conceito de independência financeira é muito particular de cada pessoa, mas na maioria das vezes independência financeira é sinônimo de estabilidade e conforto. O empresário Márcio Alaor de Araujo preparou um ótimo conteúdo a fim de fornecer algumas dicas para fazer com que seu dinheiro renda mais. São práticas que demandam muita disciplina mas valem a pena. Confira:
Planejamento financeiro
Esse é o primeiro passo rumo a independência financeira. Planejar as finanças é essencial para garantir uma boa relação com o seu dinheiro. Isso significa ter controle de tudo que entra e tudo que sai. Existem muitas ferramentas disponíveis na internet para auxiliar nesse controle ou se preferir, pode fazer tudo isso no bom e velho caderno. O importante é ter uma percepção dos seus gastos.
Evitar dívidas
As dívidas vão comprometer significativamente todo o seu orçamento, explica Márcio Alaor de Araujo. Isso porque as dívidas fazem com que você precise pagar juros e seu orçamento mensal fica completamente comprometido. Evite fazer compras desnecessárias utilizando o cartão de crédito e não recorra a empréstimos e financiamentos a menos que sejam casos de extrema emergência.
Pague à vista
A cultura de consumo brasileira infelizmente tem o péssimo hábito de parcelar todo e qualquer tipo de compra. O que a princípio parece uma grande praticidade, pode fazer com que você pague bem mais devido aos juros e ao considerar apenas o valor das parcelas e não da compra inteira. Reflita sobre a real necessidade daquela compra e sempre que for possível prefira comprar à vista.
Considere as atividades extras
Se você possui algum hobby ou sabe fazer algum tipo de atividade que pode gerar uma renda extra, por que não investir nisso também? Existe a possibilidade de isso sobrecarregar a sua rotina, portanto é necessário avaliar as possibilidades, explica Márcio Alaor de Araujo. Mas nem que seja apenas aos fins de semana, ao final do mês isso já será uma renda extra. Correção de textos, decoração de ambientes ou qualquer outro hobby é útil.
Educação financeira
O princípio da educação financeira é gastar menos do que ganha, explica Márcio Alaor de Araujo. Isso precisa se tornar um hábito e desse modo, você conseguirá fazer com que sobre cada vez mais dinheiro. Identifique quais gastos podem ser cortados e priorize o que realmente é necessário. Esperamos que essas dicas possam te ajudar a conquistar a tão sonhada e merecida independência financeira.