Segundo o urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, as doenças sexualmente transmissíveis, mais comumente chamadas de DST´s, são um dos problemas de saúde pública mais comuns por todo o mundo. Só no Brasil, dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) mostram que, a cada ano, mais de 5.700.000 pessoas contraem DST´s.
O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que a doença pode ser transmitida até mesmo sem o contato sexual exclusivamente, podendo haver contaminação no momento do parto, uso compartilhado de agulhas infectadas e por aí vai.
As DST’s mais comuns são:
- HIV – Aids: A doença é responsável por comprometer o funcionamento do sistema imunológico. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes conta que pode ser transmitido através de relações sexuais desprotegidas, pelo sangue e pelo leite materno.
- Gonorreia: Uma bactéria que avança para a próstata e testículos dos homens e para as trompas e útero das mulheres. Felizmente, a gonorreia tem cura e pode ser tratada por meio de antibióticos orais ou injetáveis.
- HPV: O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes conta que a sigla se refere a mais de 150 vírus, porém nem todos apresentando sintomas ou riscos. Algumas variedades podem causar verrugas.
Seus sintomas são semelhantes aos sintomas do câncer de pênis e o câncer de colo do útero.
O tratamento pode ser feito por intervenções cirúrgicas, ácidos, lasers e antivirais.
- Sífilis: A doença se inicia a partir de feridas indolor na região genital, no ânus e na boca. A doença tende a sumir em cerca de um mês, mas se engana quem pensa que ela se foi. Segundo o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, a doença possui uma segunda fase, na qual pode se agravar e progredir até atingir o sistema nervoso, os olhos ou o coração.
A doença tem cura, normalmente a partir de penicilina.
- Candidíase: Apresentando maior incidência em mulheres (jovens e adultas). O tratamento, explica o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, é feito com medicamentos antifúngicos, sendo importante que ambos os parceiros sejam tratados.
- Clamídia: Doença de difícil diagnóstico, a clamídia pode não mostrar sintomas, porém, quando visível, apresenta dor ao urinar e corrimento semelhante ao aspecto da clara de ovo.
Pode acarretar em problemas sérios como o comprometimento da fertilidade, causar dores durante as relações e aumentar os riscos de gravidez nas trompas e de parto prematuro. O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes informa que o tratamento é feito com o uso de antibióticos.
O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que a melhor forma de se prevenir e evitar os transtornos da infecção é por meio de camisinha que, além de evitar gravidez indesejada, é um grande aliado para evitar, também, a transmissão de diversas doenças sexuais.
Cuidar da higiene é imprescindível, exija sempre equipamentos descartáveis e esterilizados, mantendo também, sua vacinação sempre em dia.
Ressaltamos também a importância de se consultar com um urologista assim que desconfiar de algum sintoma, não deixando o quadro se agravar. Acesse o site e consulte-se com o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes: http://marcofortes.med.br/.