O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes é especialista em urologia, mestre e doutor na área pela universidade de São Paulo e co-autor do livro Urologia Minimamente Invasiva, fala à nossa redação sobre as possíveis doenças que a hematúria pode indicar.
A hematúria é a condição em que há a presença de sangue na urina. Ela pode ser de caráter macroscópico ou microscópico, o primeiro a presença de sangue é visível a olho nu, o segundo, é perceptível através de exames laboratoriais.
O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes alerta para a gravidade da condição, pois hematúria pode ser um indicativo de algo mais grave por trás, como doenças, as quais serão mencionadas neste artigo. Confira:
O mais comum e relativamente fácil de ser tratado é a infecção urinária. O sangue na urina representa uma disfunção no trato urinário ocasionado pela infecção. Os sintomas mais comuns são a vontade constante de urinar, juntamente de dor, em casos mais graves a hematúria.
Os anticoagulantes podem ser responsáveis pelo surgimento da hematúria, pois esses medicamentos inibem a coagulação do sangue, tornando mais líquido para percorrer vasos e artérias, avulta o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes.
Outra doença que costuma vir acompanhada de hematúria é a Urolitíase, mais conhecida como pedra nos rins, afirma o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. Os cálculos renais são um agrupamento de cristais, os quais formam uma massa sólida que por sua vez ficam alojados nos rins, atrapalhando muito a qualidade de vida do paciente. A presença de sangue na urina é um sinal de um agravamento do estágio da urolitíase.
Além disso, a hematúria pode ser indicativo de disfunções da glândula prostática nos homens, pois são sinais do aumento da glândula ou da prostatite. O aumento da glândula prostática é de caráter natural nos homens, contudo, a prostatite configura um aumento proveniente de uma inflamação.